sábado, 4 de junho de 2011

FÓRUM REGIONAL DE MEIO AMBIENTE‏

terça-feira, 17 de maio de 2011

João Monlevade recebe o I Fórum Regional do Meio Ambiente

Será realizado nos dias 24, 25 e 26 de maio, no Sindicato dos Metalúrgicos, no horário de 20h às 22h, o I Fórum Regional de Meio Ambiente, com o tema central: Ano Internacional das Florestas.

Este evento terá em sua programação atividades técnico-científicas e culturais, e tem por objetivo integrar e maximizar planos e ações para a melhoria da qualidade ambiental e, consequentemente, a qualidade de vida da população da bacia do Rio Piracicaba. Serão discutidas informações para que as instituições regionais, públicas ou privadas, possam criar e aperfeiçoar estratégias de manejo e gestão das áreas protegidas, ampliar as discussões entre o meio acadêmico e gestores regionais a fim de proporcionar oportunidades de pesquisa e projetos.

O Fórum Regional do Meio Ambiente é uma iniciativa do Instituto Arbore, uma associação formada com fins técnicos e científicos, por uma equipe de profissionais entre biólogos, gestores e engenheiros ambientais, enfermeiros, administradores e pedagogos, cujo principal objetivo é aliar a conservação e recuperação ambiental à promoção humana através de projetos e pesquisas. O objetivo geral do Fórum é debater temas atuais e relevantes relacionadas ao meio ambiente. Abaixo mais informações sobre o I Fórum Regional do Meio Ambiente e sobre o Instituto Arbore.

I Fórum Regional de Meio Ambiente
Ano Internacional das Florestas

A Assembléia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas) adotou 2011 como “Ano Internacional das Florestas”. Atividades em apoio à data terão como foco a promoção do manejo sustentável, a conservação e o desenvolvimento das florestas em todo o mundo e a conscientização do papel decisivo que as florestas desempenham no desenvolvimento global
sustentável. O Ano Internacional das Florestas auxiliará a mobilização da comunidade mundial
a se juntar e trabalhar com governos, organizações internacionais e grupos civis para assegurar que as florestas sejam manejadas de modo sustentável para as gerações atual e
futura.

O Fórum Regional de Meio Ambiente

O Fórum Regional de Meio Ambiente, iniciativa do INSTITUTO ARBORE, projeta ser um evento de repercussão em toda região. O espaço “Fórum Regional de Meio Ambiente”, permitirá a interação entre a sociedade, o poder público e privado onde ocorrerá a troca de informações e experiências. Além disso, a capacitação de agentes permitirá a progressão dos
temas discutidos para que ações para o meio ambiente sejam de conhecimento e responsabilidade de todos.

Público Alvo

As atividades a serem realizadas no Fórum Regional de Meio Ambiente será atrativo para toda comunidade. A projeção é que, em torno de 1500 pessoas de todos os segmentos visitem por dia as atividades culturais, educativas e científicas dentro de uma estrutura construída inteiramente para este evento.

Atividades

As atividades oferecidas pelo Fórum Regional de Meio Ambiente cobrirão toda a comunidade em todas as faixas etárias. Essas atividades visarão principalmente explanar e orientar sobre os assuntos que cercam os processos de conservação dos recursos naturais, a qualidade ambiental e de vida, sendo estes os principais objetivos do INSTITUTO ARBORE. Entre as atividades culturais, políticas e científicas destacam-se:

- Assinaturas de convênios, incluindo a próxima edição do FÓRUM REGIONAL DE MEIO AMBIENTE;
- Homenagens de responsabilidade ambiental a importantes personalidades da região;
- Feira escolar com premiações;
- Apresentações culturais e artísticas e oficinas de artesanato;
- Programações técnico-científicas:
- Minicursos;
- Palestras e debates;
- Mostras de experiências e projetos;
- Reuniões técnicas e políticas;
- Visitas técnicas;
- Fórum de Unidades de Conservação;
- Audiências e Workshops:
• Resíduos sólidos;
• Qualidade e quantidade da água;
• Saneamento;
• Conservação da biodiversidade;
- Praça de alimentação:
- Cafeteria, restaurante, exposição de produtos da região.


Instituição Mantenedora: INSTITUTO ARBORE

A ASSOCIAÇÃO ARBORE PROJETOS E PESQUISAS (INSTITUTO ARBORE) é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, de caráter técnico, científico, sócio filosófico,educativo e cultural, visando prioritariamente à promoção humana e social, e conservação e recuperação ambiental.

Singular na região, o INSTITUTO ARBORE conta com uma equipe técnica integrada por vários profissionais entre: biólogos, engenheiros ambientais, gestores ambientais, enfermeiro e administrador, cujas idéias somadas resultam na capacidade de realizar planos e ações, aplicadas na melhoria do meio ambiente e qualidade de vida da população.

A principal ferramenta que O INSTITUTO ARBORE utiliza é a construção e aplicação de projetos que agem diretamente em focos que a comunidade possui maior carência e que influencia na melhoria da qualidade de vida. O INSTITUTO ARBORE ainda atua como agente transformador, interlocutor de setores sociais, proponente de políticas públicas ou como articulador e parceiro em iniciativas dos setores socioambiental e empresarial.
preservar o meio ambiente é preservar a qualidade de vida hoje e sempre.


Referência: Jaime Batista Ramos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário